sexta-feira, 4 de março de 2011

Comunicação na Educação ( aula dada pela Dra Rosemari Fagá Viégas )

Primeiramente surgiram os livros. Depois vieram os jornais e as revistas. E depois inventaram o rádio, o telefone e a TV. Hoje há também o celular e a internet.
A evolução nas tecnologias de comunicação e informação provoca profundas mudanças na maneira como os seres humanos vivem, pensam e trabalham.

Agora, para ser cidadão, é preciso aprender a navegar num oceano de informações. E a escola, o lugar tradicionalmente dedicado ao ensino e à aprendizagem, à transmissão de informações, tem que introduzir a comunicação.

Algumas das profissões mais bem remuneradas atualmente são ligadas à comunicação. Informação é poder. Temos que aprender não só a se comunicar, como a ler criticamente as informações que recebemos.

Não há maneira mais simples e prática de fazer isso do que criando produtos de comunicação. Ao produzir um jornal, um site, uma história em quadrinhos, um fanzine, um vídeo, um programa de rádio, aprendemos a nos comunicar.

Ao comunicarmos, aprendemos a “gramática” dos meios de comunicação – além de sermos obrigados a organizar as informações.  Para fazer um bom jornal é preciso saber português, matemática, história, geografia, biologia, design, informática...

A educação pela comunicação é um ótimo jeito de formar cidadãos para uma sociedade em que a informação e o conhecimento valem cada vez mais.

As tecnologias da informação e comunicação na educação a partir das concepções de linguagem, interação, interatividade e dialogismo nas perspectivas de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin.
O argumento central é que há a necessidade de questionar os recursos tecnológicos como meios de informação e comunicação que veiculam conteúdos pedagógicos através de atraentes e coloridos desenhos, sons e animações de forma monofônica e monológica. Mais importante do que a tecnologia, é a práxis do educador com os educandos e vice-versa, o que confere sentido e significado à comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário